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Sistema de Avaliação
Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano
Estrutura do Ano Letivo
O ano letivo é composto por 200 dias letivos e está estruturado em três trimestres. No decorrer dos trimestres, as atividades avaliativas serão realizadas obedecendo três unidades (AV1, Av2, Av3) Estrutura Avaliativa Av1 = 10,0
Estrutura Avaliativa Av1
•  Abrangerá atividades diversificadas (pesquisas, seminários, projetos entre outros), e uma atividade avaliativa individual com questões discursivas.
•   Haverá uma distribuição dessa estratégia de avaliação por área de conhecimento e trimestre de modo a evitar a sobrecarga de atividades para o aluno.
Estrutura Avaliativa Av2
•   Abrangerá os conteúdos mais significativos da unidade. 
•   Este valor poderá ser desmembrado em valores menores de acordo com o planejamento do professor
Estrutura Avaliativa Av3 = 10,0
•   Abrangerá os conteúdos mais significativos da unidade. 
                                                    
•   Este valor não será desmembrado em valores menores e será aplicada em forma escrita individual.
                                                    
•   Após essa fase o professor realizará ‘’retomada de conteúdos’’ para todos os alunos, no horário normal de aula
                                                    
•   10 questões (5 objetivas e 5 subjetivas).
Cálculo da média parcial (MPU) 
                          
           MP = Av1 + Av2 +Av3
                                       
                            3
                    Estrutura Avaliativa (Recuperação AV4) = 10,0
•   Acontecerá após os resultados de cada unidade letiva com caráter obrigatório para os alunos com média inferior a sete (7,0)
                                                
•   Só será considerada a nota da Avaliação de Recuperação, quando esta for superior à média parcial da unidade correspondente. Valor = 10,0
                                                
•   Discursivas (05) – cada questão 1,0 (um) ponto.
                                                
•   Múltipla Escolha (05) – cada questão 1,0 (um) ponto.
Reposição de Atividades Avaliativas:
•   O aluno que faltar às atividades deverá, num prazo máximo de 48 horas, por meio de seu responsável, preencher um requerimento junto à secretaria para poder realizar a segunda chamada.
                                                
•   Após o preenchimento do requerimento, a Coordenação Pedagógica avaliará e dependendo dos motivos da falta, julgará o pedido como deferido ou não.
                                                
•   Caso aceito o pedido, o aluno deverá pagar uma taxa junto a tesouraria por atividade avaliativa, com exceção dos que apresentarem atestado médico.
                                                
•   Os alunos que tiveram seus requerimentos deferidos deverão fazer na AV4. Caso não consigam atingir a média farão uma prova de reposição.
                                                
•   Os resultados obtidos em todas as atividades avaliativas serão expressos com valores compreendidos entre 0 e 10, acrescido a primeira casa decimal, sem arredondamento.
                                                
•   Concluída a UNIDADE III, o aluno que obtiver Média Anual (MA) inferior a 7,0 (sete), submeter-se-á à   prova final no componente curricular específico.
Cálculo da Média Anual (MA)   
                                                    MA = MFU1 + MFU2 + MFU 
                                                                         3   
                    Prova Final
• Será considerado aprovado o aluno que obtiver Média Final > 5,0 aplicando-se a seguinte fórmula:
MF = Media Anual + Prova Final
2
                    • Observação: A média mínima para o aluno se submeter à Prova Final é 2,5 (dois e meio).
Vantagens da Trimestralidade:
•   Maior número de hora/aula por unidade letiva;
                                                
•   Permite um estudo mais aprofundado e menos fragmentado dos conteúdos trabalhados;
                                                
•   Torna viável uma diversidade maior de recurso didático e metológico (aulas de campo, seminários, pesquisas,..., etc);
                                                
•   Oportuniza mediações sistematizadas;