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Psicologia

O Serviço de Psicologia do Colégio Cristo Rei trabalha de forma articulada com toda comunidade escolar procurando sempre:

---compreender os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores,
---analisar o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional,
---comprometer-se com as funções sociais da escola de acesso aos bens culturais constituídos e a promoção de autonomia dos indivíduos,
---elaborar metodologias de trabalhos multidisciplinares, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais.
---atuar na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, através de práticas coletivas que potencializem pessoas e grupos da comunidade escolar.
---compartilhar a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, socializando saberes e ampliando as possibilidades de atuação.

Em parceria com o Serviço Social de forma a conhecer a realidade sócio-econômica onde se desenrola a ação educativa; as características culturais da população envolvida; a dinâmica da instituição; analisando os objetivos da nossa instituição e os processos de ensino-aprendizagem.

O psicólogo escolar, ao tecer um novo olhar sobre as relações que se estabelecem ao longo de sua prática, contribui para o entendimento de diferentes formas de subjetividade construídas e mediadas pela relação dialógica, seja entre corpo docente e discente, entre a instituição e os sujeitos que dela fazem parte, entre pais e professores, entre pais e alunos e entre os próprios alunos. É este olhar mais “humanista” que favorece a descoberta de potencialidades, muitas vezes encobertas, adormecidas e impedidas de se manifestar.

Dessa forma as principais responsabilidades estão em compreender e intervir quando necessário nas micro políticas instaladas na escola e comunidade que determinam o lugar ocupado pelo diferente. É preciso estar atento inclusive a sua inserção como profissional na cultura instituída, evitando acumpliciar-se a práticas segregadoras tendenciosamente “normalizadas” por seus agentes, visando a manutenção da estrutura excludente.

E-mail :celia@ccrei.com.br

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