(83)3421.3798

Adriana Sales

História

INDEPENDENCIA DOS EUA

INDEPENDENCIA DOS EUA - 28/02/2020

ESTUDAR

EXERCÍCIO 8° ANO

1 - Abaixo se encontram descritas diferentes características dos processos de independência da América Latina e da América do Norte. Sobre esse contexto, leia as alternativas abaixo.

I. Nos Estados Unidos, como coincidência imediata de seu processo de independência, ocorreu a abolição da escravatura.

II. Em toda a América Espanhola ocorreu uma aliança entre as elites locais e os setores populares contra os interesses metropolitanos sem, contudo, produzir mudanças nas formas de governo.

III. Na América Portuguesa, a transferência da corte para o Rio de Janeiro, bem como a abertura dos portos às nações amigas, constitui-se em importante fator para a crise do sistema colonial.

IV. O processo de independência no Haiti caracterizou-se por uma rebelião escrava, constituindo-se em um singular modelo de luta anticolonial.

Marque a opção correta.

a) Todas estão corretas.

b) Todas estão incorretas.

c) Apenas a I e a IV estão corretas.

d) Apenas a I e a III estão corretas.

e) Apenas a III e a IV estão corretas.

2 - Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a Coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis, destacam-se:

a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.

b) aumentar o consumo de chá e de açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.

c) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as Treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.

d) recuperar Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.

e) pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

3 - A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada entre Grã-Bretanha e a França pela posse de territórios na América do Norte, foi um evento histórico importante para a Independência das Treze Colônias, em 1776, o que resultou na formação dos Estados Unidos da América. As alternativas abaixo apresentam consequências da guerra para a população das Treze Colônias e para sua independência. Qual delas está incorreta?

a) A vitória da França fez com que os franceses se aliassem aos americanos contra as tropas inglesas durante os conflitos que ocorreram após a Declaração da Independência, em 1776.

b) A participação dos colonos americanos na guerra, ao lado dos ingleses, deu a eles acesso a armas e munições, bem como experiência bélica que seria usada durante a guerra de independência.

c) Os custos da guerra levaram a Coroa inglesa a aumentar a cobrança de taxas sobre as Treze Colônias, gerando insatisfação com a administração britânica, transformando-se em um dos principais motivos para a independência.

d) Afastou a pressão que a França exercia sobre as Treze Colônias, já que com a derrota francesa, os ingleses anexaram o Canadá.

4 - Leia abaixo o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

“Nós, os representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso plenário, tomando o Juiz supremo do mundo como testemunha da retidão de nossas intenções em nome e por delegação do bom povo destas Colônias, afirmamos e declaramos solenemente:
Que estas Colônias Unidas são, e devem ser de direito, Estados Independentes, que elas estão dispensadas de fidelidade à Coroa Britânica, e que todo o vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está, e deve ser, inteiramente desfeito.”

Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América. in: APTHEKER, Herbert. Uma nova história dos Estados Unidos: A Revolução Americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Essa Declaração Unânime representou a independência das colônias em relação à Coroa britânica e foi redigida:

a) durante a Festa do Chá de Boston, em 1773.

b) durante o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, em 1776.

c) durante o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774.

d) após o Tratado de Versalhes, que pôs fim à guerra de Independência, em 1783.

 

Download

regimes totalitarios - 28/05/2019

Disco Virtual - Banco de arquivos dos professores